Bem-Vindo ao Progestão!

Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares.

Você certamente foi selecionado, no seu município, para fazer parte de um grupo de profissionais que vai colaborar na capacitação de gestores escolares.

Boa Sorte e Bom Trabalho!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MÓDULO 1

SINTESE DA UNIDADE 1

Tema: Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo?

        Esta unidade aborda a função social da escola, da sua importância no mundo moderno e suas diversas transformações desde a época do descobrimento do Brasil até os dias atuais; exigindo de nós uma profunda reflexão sobre o seu papel de formar cidadãos e qualificá-los para o trabalho como definem a Constituição e a LDB. Só que naquela época a escola, de acordo com a nossa história era excludente, ou seja, para poucos e para os ricos, não só no Brasil, mas em muitos países também. No entanto após 200 anos com o surgimento da Revolução Francesa e da Democracia Americana surgiu à perspectiva da mudança, pois a  escola tornou-se uma instituição importante e percebeu-se a necessidade de uma escola para todos, inclusive para as mulheres.
No século XX, muitas mudanças decorrentes da política, econômica e cultural influenciaram na sociedade brasileira e claro, a educação com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova na década de 30, ganhou incentivo para que fosse colocada na pratica uma educação pública, gratuita e laica para todos já que a realidade era outra, mesmo com a Proclamação da República. A partir daí reformas educacionais acontecem em muitos estados e a educação destacou-se de fato nas Constituições, a começar pela de 1934. Em 1961 surge a primeira LDB de âmbito nacional, com a Ditadura Militar são feitas novas reformas. Nos anos 50 as camadas estudantis aumentam e os problemas também, juntamente com muitos impasses, problemas esses que persistem até hoje e que a LDB com todas as mudanças ocorridas desde a sua elaboração até a atual não consegue resolver.

SINTESE DA UNIDADE 2

Tema: Como fica a escola na sociedade do conhecimento?

       Nesta unidade o foco é a posição da escola na sociedade do conhecimento e começa dando destaque a função da escola básica não só no Brasil como em muitos países democráticos. Aborda todas as finalidades da escola e a importância da organização curricular, alem da maneira de como avaliar a mesma. Avaliação esta que constata que o ideal de todos na escola ainda não foi meta cumprida por diversos motivos em região do nosso país, conforme informações de dados numéricos. Embora muitos alunos chegaram a escola, não conseguem êxito e acabam abandonando-a, aumentando os índices de repetência e evasão.
A unidade cita a importância dos quatros pilares da educação, enfatizando que os conteúdos escolares dão sustentação aos mesmos. Trás a tona os problemas da unidade anterior na busca urgente de soluções, a dificuldade que a escola tem de lidar com alunos, condições de funcionamentos, má formação de professores, de gestores, baixos salários, entre outros. A busca pela melhoria da qualidade de ensino torna-se cada vez mais necessária para resolver os problemas que surgem com o decorrer do tempo, onde a humanidade divide –se em três momentos, sendo que o 3º destaca as profundas mudanças ocorridas na tecnologia e nos meios de comunicação que são rápidas e exige do trabalhador reciclagem continua, levando a sociedade do conhecimento a clamar por uma escola e por um novo jeito de ensinar a aprender, exigindo assim uma reflexão sobre toda a sua estrutura desde os espaços físicos a ação pedagógica.


SINTESE DA UNIDADE 3

Tema: O que a escola tem a ver com a democracia?
   
     A respectiva unidade questiona o que a escola tem a ver com a democracia, onde a mesma é tratada como valor e como processo na qual são indispensáveis; procurando através de reflexão, estabelecer bases sobre o que a gestão democrática tem em comum com a função social da escola. Fala na democracia como valor que está presente na Constituição Federal e na diversidade de leis, define democracia como organização política em que os cidadãos elegem representantes para que governe a favor do povo, para o povo.
A democracia defende os direitos do cidadão para que numa sociedade democrática, a escola possa cumprir seu papel no sentido de assegurar a todos a igualdade de permanência bem-sucedida na instituição escolar, isso dentro de um contexto de gestão democrática conforme Constituição e LDB, onde faz-se necessário o conhecimento da legislação por nós educadores.

SINTESE DA UNIDADE 4

Tema: Como a escola e a comunidade se articulam?

       Na unidade 4, a discussão gira em torno da escola e da comunidade, como elas se articulam; são citados também alguns problemas que dificultam tal relação. O que fica obvio a todo o momento é que a escola precisa da comunidade a qual esta inserida, pois ela não educa sozinha, é extremamente importante que ambas mantenham uma relação de respeito e confiança, que a parceria se faça presente em sua ação. Portanto para que tais relações prosperem de maneira harmoniosa e com êxito, o papel do gestor é fundamental, assim como dos demais que compõem a comunidade escolar, todos tem o seu valor, tem a sua função e principalmente as suas responsabilidades.
Dentre os elementos que compõem a comunidade escolar, o ponto de destaque diz respeito a família, muitos pais reclamam e cobram uma participação maior na vida escolar dos filhos e para que isso aconteça é preciso que a escola tenha a família e perceba os benefícios dessa parceria.

SINTESE DA UNIDADE 5
Tema: Escola e cultura: que tipo de relação é esta?
                                                                                                               
        Esta ultima unidade destaca a relação entre escola e cultura e as diversas formas de entender o seu significado. Cada povo faz parte de uma cultura é a vida de um povo. Por isso a escola deve valorizar e trabalhar as especificidades culturais já que as mesmas influenciaram direta ou indiretamente no contexto escolar e na comunidade a qual faz parte.
A escola também tem a sua cultura, essa que nunca é eterna conforme fica claro no decorrer da unidade e esta sujeita a sofrer modificações desde quando seja para o bem de si e da comunidade, pois a construção da historia da cultura de uma escola depende de todos.

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